Transito Brasil


O projeto Trânsito Brasil engloba a área de conteúdos educacionais desenvolvido pelo CEAT. Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito.

Projeto Trânsito Seguro

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Autor: Monica Murciano Cidade Goncales
Escola:


Os números de acidentes de trânsito vêm aumentando a cada dia na região do Alto Tietê. Segundo estatísticas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga) ocorreu um aumento de 5% nos acidentes fatais no primeiro trimestre deste ano. Por esta razão se faz urgente implementar a educação de trânsito de forma sistematizada, contínua, abrangente e transversalmente no Ensino Fundamental e de maneira permanente junto aos componentes curriculares, conforme previsto na portaria 147/2009 do DENATRAN que complementa o capítulo VI do Código de Trânsito Brasileiro, que determina que a educação para o trânsito seja inserida nas escolas usando a transversalidade. O desafio do professor seria de lidar com esta questão inovando sua prática pedagógica usando a transversalidade, tornando-a interessante, significativa e contextualizada de acordo com a realidade, e que para tanto as atividades transversais de trânsito sejam elaboradas conforme o currículo escolar e o planejamento do professor. Portanto o objetivo final deste trabalho é de provocar a conscientização e a mudança de comportamento da comunidade e dos discentes, em seus vários papéis no trânsito e conhecedores de seu deveres e direitos, possam cumprir corretamente seu papel , diminuindo assim os acidentes ou tragédias de trânsito. Nossos Objetivos: • Conscientizar e mudar o comportamento das crianças e famílias no trânsito; • Priorizar a educação para a paz a partir de exemplos positivos que reflitam o exercício da ética e da cidadania nos espaços públicos; • Ter uma atitude preventiva e reflexiva ao estar no trânsito; • Identificar as diferentes formas de deslocamento humano, desconstruindo a cultura de supervalorização do automóvel; • Analisar as regras de como manter o trânsito seguro; • Identificar causas de acidentes mais comuns entre crianças; • Conscientizar sobre locais seguros para brincar, jogar bola, andar de bicicleta bem como os equipamentos de segurança utilizados durante as brincadeiras; • Reforçar os conceitos de cuidado com o corpo protegendo-o com equipamentos; • Conhecer leis básicas de trânsito/sinalização e as diferentes linguagens relacionadas ao trânsito; • Envolver as famílias e comunidade nas ações educativas desenvolvidas; Considerações Finais Após cada atividade e suas reflexões, houve a distribuição das figurinhas do álbum Trânsito Seguro ( conforme o calendário) para ampliar e consolidar os conceitos de segurança no trânsito de forma lúdica e totalmente envolvente para as crianças. Várias atividades foram baseadas nos textos e imagens do próprio álbum que serviu como uma grande ferramenta de aprendizado. Avaliação: A avaliação foi feita através de observação, registro da participação e envolvimento de cada aluno, de forma contínua. BIBLIOGRAFIA: RIOS, Irene. Guia Didático de Educação para o Trânsito, Florianópolis: Ilha Mágica, 2013 BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental. Vol. 1 e 2. Brasília, 2009.